terça-feira, 28 de junho de 2011

YES, NÓS TEMOS VAMPIROS!









Mesmo antes da saga "Crepúsculo", de Stephenie Meyer, os jovens tupiniquis da década de 90 foram tomados pela vampiromania. No início desta década, a Rede Globou investiu em um projeto ousado, ambicioso e perigoso, tratava-se de "Vamp", novela de Antonio Calmon, exibida no horário das 19 horas, com a trama central baseada em vampiros. A ousadia ficou por conta do teor da história, um ineditismo no formato da telenovela. A ambição, pelos investimentos em externas realizadas em Veneza, na Itália, e em Lisboa, Portugal. E o perigo: como reagiria a audiência - mesmo que essencialmente composta por jovens e adolescentes - diante uma trama tão inusitada?

Bem, a resposta fora traduzida num tremendo sucesso. 

"Vamp" contava a história de Natasha (Claudia Ohana), uma artista das ruas, que buscava pelo sucesso. Numa bela cena, tomada em Venezza, Natasha invade uma piazza repleta de pombos e turistas, e encanta Gerald (Guilherme Leme), um produtor musical, com um sensual número de dança. Gerald lhe promete fama e fortuna. Porém, o estrelato chega através das presas do poderoso Vlad (Ney Latorraca). Natasha torna-se uma vampira popstar! 

Porém, no decorrer da trama, cansada de sua vida como sanguessuga, Natasha descobre um modo de livra-se da maldição, e migra para a pequena cidade de Baía dos Anjos, no Brasil, em busca da Cruz de São Sebastião.

Com esse story line, belas imagens rodadas na Europa, figurinos esmerados, tramas paralelas cheias de suspense, comédia e romance, e um elenco afiado, "Vamp" cativou uma legião de telespectadores.  Segundo minha ampla memória televisiva,autores, diretores e produtores foram citados por Francis Ford Coppola, renomado diretor americano, pela ousadia em abordarem o vampirismo numa telenovela. Coppola viria a lançar, em 1992, "Drácula. de Bram Stoker", o filme.


Antonio Calmon, autor de "Vamp", nessa época, vinha de outro sucesso, escrito para o mesmo horário, "Top Model". Porém, depois dessas tramas, Calmon não consegiu manter o mesmo padrão. Voltou aos vampiros, em 2002, com "O Beijo do Vampiro", mas não alcançou o mesmo sucesso. Infelizmente, a novela fracassou.


 



Acima, a vampira Natasha, Cláudia Ohana, com o "recém-criado" Lipe, Fábio Assunção.

O sucesso da novela também fora alavancado pela regravações de grandes clássicos na voz de Cláudia Ohana. "Simpathy for the Devil", dos Stones, tornou-se tema da personagem. Ohana apresentou-se, na pela da vampira Natasha, em inúmeros programas  da própria Rede Globo. "Don't let the Sun go down on me", de Elton John, e "Quero que tudo vá pro Inferno", de Roberto e Erasmo Carlos, também ganharam novas versões e vídeo clipes. Basta procurar no You Tube! estão todos lá!

Mais uma vez, segundo minha invejável memória televisiva, e não graças à Wikipedia, meus velhos exemplares da "Contigo!" dão conta disso, lembro-me dos rumores sobre a indicação de Paula Toller, do Kid Abelha, para viver a personagem Natasha. Graças a Santinha dos Noveleiros, venceu o bom senso, e Cláudia Ohana ficou com o papel.

Ah, voltando às musicas, dizem que "Simpathy for the Devil" foi uma tentativa de Jagger e Keith Richards, depois de uma viagem à América do Sul, de reproduzirem sons tipicamante brazucas, encontrados em rodas de capoeira e terreiros de macumba. Será?

To be continue....

2 comentários:

Rosa Cavalcanti disse...

Um certo espaço virtual sente a sua falta.

ALEX SPINOLA disse...

Querida Rosa Cavalcanti,

obrigado pela lembrança, pelo carinho! De verdade, me emocionei e senti um reforço enorme de uma fé que carrego: podemos encontrar vida, pessoas de carne e osso, mesmo no terreno gélido e estéril da internet.Infelizmente, algumas pessoas ignoram essa fé, essa magia. E quando as coisas enveredam por um caminho desarmonioso, prefiro me afastar. Entendo que talvez essa desarmonia, essas doses de veneno nas entelinhas sejam o combustível de tais espaços.... E essa de veneno é muito perigosa! (rsrsrsrsrsrsrs)

Mais uma vez, obrigado!

Beijos e abraços!

BEM-VINDOS!!!!

Estejam por dentro daquilo que eu penso!